domingo, maio 28, 2006

Manhãs

Levanto-me da cama com o despertador a tocar incansavelmente, olho-me ao espelho e apago os últimos vestígios de mais uma noite mal dormida.
Tomo um duche e preparo a minha roupa, aquela que se possa adaptar mais à minha disposição.
O calor aperta-me o corpo e espreme as últimas gotas de água que lá se encontram.
Sinto-me fraca e desidratada, com a garganta seca e apertada e o estômago às voltas.
Acabo de me vestir e penteio o meu cabelo liso olhando os simples traços que o sol lhe deixa, sorrio olhando o espelho, talvez seja o único sorriso que deixo quando me observo.
O meu gato enrola-se nas minhas pernas pedindo por um pouco de atenção, olha-me com aquele olhar de quem quer comer não me deixando sequer ir embora sem que lhe diga um adeus.
Abro a porta de casa em silêncio e vou para o café do Paulo onde todos os dias peço um folhado e um leite Ucal. É sempre um prazer dizer o primeiro bom dia, sentar-me à mesa e comer a primeira refeição do dia.
Oiço o barulho do autocarro e apresso-me para descer a rua e ainda o conseguir apanhar para chegar a tempo ao trabalho, pico o bilhete, olho em volta por um lugar vazio junto à janela e inicio a minha viagem até ao Arco de Cego. Como sempre, ligo o mp3 e observo as ruas no amanhecer de um novo dia. As pessoas parece que param, deixam-se ficar nos seus pensamentos mais íntimos como se a manhã lhes trouxesse aquilo que tanto temem, não existem sorrisos, não existem muitos momentos carinhosos, existem rostos, vidas que vão sendo esquecidas com o tempo, memórias escondidas.
É de manhã que nos deparamos com aquilo que somos e com aquilo que guardamos junto ao peito.
O autocarro pára e eu saio atravessando o jardim ainda com os repuxos de água a regar, às 7h tudo é visto como um filme em câmara lenta, aqueles simples momentos em que nos confrontamos com uma beleza inexplicável e paramos para os apreciar.
Finalmente chego ao trabalho, cumprimento aqueles que estão à minha volta e começo um novo dia com a mesma rotina mas sempre com momentos únicos por descobrir.

Sara

2 comentários:

.:GM:. disse...

Levantas-te muito cedo... ;-) 7 da manha, autocarro para o trabalho? :-P Hmmmm...

Sara Almeida disse...

Que remédio... Tenho semanas em que tenho de me levantar às 5h da manhã para estar no trabalho às 6h, é muito bom :P