segunda-feira, abril 03, 2006

Amor é fogo que arde sem se ver

Hoje queria escrever algo sobre relações, sobre amor ou paixão. Tentei organizar bem as minhas ideias de forma a que aquilo que eu escrevesse fizesse algum sentido mas como já é habitual não consegui.
Apenas consegui chegar ao fim de mim própria, apenas consegui ver o que o amor nos faz, a dor que pode causar, apenas vi talvez um pouco de comodismo da parte das pessoas, uma rotina da qual já não conseguem sair a não ser através da separação ou do divórcio.
É tão fácil não é? Desistir de algo mas tão difícil lutarmos por isso.
É tão fácil virarmos as costas, culparmos os outros pelos nossos erros, discutirmos por ninharias, mas tão dificil metermos o nosso grande orgulho ferido de lado e admitirmos que amamos, que somos humanos, que cometemos erros.
Sei que mais de metade do que vou aqui escrever vai ser um pouco contraditório ou talvez não vá fazer grande sentido mas sinceramente, cheguei a uma altura da minha vida em que o meu coração gelou e já não me interessa minimamente o que pensam de mim ou do que escrevo. Escrevo porque me dá prazer e porque sou eu que estou aqui, nada mais simples que isto.
Não sou contra o facto de se amar, nem tão pouco contra o facto de as pessoas se casarem, constituírem família e construírem as suas próprias vidas, sou contra o facto de haver tanta incerteza nas suas decisões e quando tentam voltar atrás envolvem as pessoas que mais amam e fazem-nas sofrer.
Sou contra a falta de honestidade, a manipulação constante dos factos, não que eu já não o tenha feito, já não tenha mentido, mas por isso mesmo é errado. Vivemos sempre com esses erros e não conseguimos seguir em frente enquanto não os enfrentarmos e pensarmos que estamos a magoar as pessoas que mais nos amam.
O que é o amor afinal? O que é a paixão?
É tão belo não é mesmo não sabendo definir o que é ou como é?
Sofre-se amando, dói quando nos deixam e magoam as saudades e porquê continuar?
Porque faz parte... Porque gostamos da dor, porque nos faz sentir, porque nos transforma nuns animais assustados e impotentes, porque somos humanos.

Sara

4 comentários:

TheyDontSleepAnymore disse...

bem, de um ponto de vista mais "frio",o amor heterossexual é o que faz a raça humana continuar; as pessoas apaixonam-se, casam, e têm filhos. os seus filhos, por sua vez, farão (teoricamente) o mesmo. Por outro lado, amor não é só dar a mão e passear. É ouvir o outro, é levar com as más-disposições, é aturar as manias. Porquê? Porque precisamos da outra pessoa para sermos felizes. Porquê ser felizes? Porque é isso que o ser humano busca incessantemente, a felicidade, o bem-estar. Mesmo em discussões, sabemos que faz parte, que melhores tempos virão. E sabes disso, sabemos disso. Sei que te amo e que me amas, porque somos felizes assim. Por falar nisso, vou sair agora do trabalho para almoçar contigo e tu é que pagas a conta. Isto sim, é amor :)

Sara Almeida disse...

que tu não és muito normal já eu desconfiava mas assim desta forma desconhecia:)
Sou apaixonada por ti há dois anos...
Isto sim, é amor:)

Maria disse...

'Somos' masoquistas.

escorpiaotinhoso disse...

Sara,
Amor e Paixão são coisas muito diferentes... a paixão é um estado de espírito, que se consome e passa mais cedo ou mais tarde...
O Amor é muito mais que isso, é o próprio mundo, e começa por implicar de uma forma prática ter equilíbrio, para não nos tornarmos vítimas de amores doentios...
Pode-se e deve-se amar muitas coisas e seres ao mesmo tempo. É bom ter um grande coração... Mas convém manter o espírito crítico, não passar cheques em branco, normalmente ninguém os merece...
O que torna dificil as coisas é o facto de irmos aprendendo aos poucos, à nossa custa...

Boa sorte e muitos amores e paixão, que a vida são dois dias...

ET